segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

O melhor da nossa terra - MOQUECA!!!

Falar de frutos dos mar e não falar de moqueca é um pecado mortal. Mas moqueca de verdade, me desculpem os baianos, é CAPIXABA. Esse negócio de colocar pimental e salsa em moqueca tá por fora. Moqueca tem que ter gosto de peixe, e peixe tem gosto de coentro. É claro que tomate e cebola fazem parte do elenco, mas coentro não pode faltar.
Bem, vou deixar os ingredientes para a receita que estará no final do post, vamos falar do prato em si.
O termo moqueado que originou o nome moqueca vem do moquem que significava o ato de "assar em labareda", e seu primeiro registro na história dada de 1554 em um documento histórico escrito por um padre português chamado, Luís de Grã.

O cozimento da moqueca capixaba é tradicionalmente feito em panela de barro em um bom fogão a lenha. A moqueca é feita com peixe, de preferência com pouca espinha e com consistência firme. Eu prefiro o badejo que tem a carne bem branca e um sabor leve. Peixes de carne escura ficam com um sabor muito forte de maresia. Não tem quem diga que consegue melhorar isso. Na moqueca também pode ser acrescentado camarão, o que deixa o molhor mais atrativo. A receita de moqueca pode ser aplicada para lagosta e somente o camarão também. Muito bom, por sinal! Uma novidade que há alguns anos foi incorporado ao pedido é a moqueca de banana da terra. O sabor é divino e acompanha muito bem com o pirão e arroz branco.

Pronto!! Agora é só se deliciar...

Como de costume vou deixa minha sugestão de restaurante para os que querem provar e aprovar o prato. Sempre pondero os quatro pesos: atendimento, sabor, ambiente e preço.

Em Vitória

Gosto muito do Corais. É perto para quem mora nas regiões centrais de Vitória e é de fácil acesso. Fácil de estacionar (na rua), muito saboroso, atendimento atencioso e preço condizente.

Restaurante Corais
End: Rua Eugenílio Ramos 755, Jardim da Penha - Vitória/ES
Tel: 27 3325-2262
Site: http://www.restaurantecorais.com/
___________________________________________________________________


Em Meaípe

Se você estiver passando o fim de semana em Guarapari, aconselho esticar até Meaípe. Posso me atrever a declarar: NO CANTINHO DO CURUCA TEM A MELHOR MOQUECA CAPIXABA DO BRASIL!. Conheço Meaípe desde quem tinha 3 anos e por consequência o cantinho do Curuca também. Minha história se mistura com a história de Guarapari e região. Já passei vários dias de praia em Meaípe e conheço a culinária deles desde o início. Eles tem um Q de QUE DELÍCIA, QUERO MAIS!! Desde uma moqueca simples ao mais completos dos pratos, que eu já provei, todos são deliciosos.

Quando for ao Cantinho do Curura peça o número 301 (ou é 305)... Bem, o prato é o seguinte: Entrada - Lagostinhas e camarão VG grelhados com molho de alcaparras para acompanhar (Comecei bem, né!) Prato Principal - Moqueca de Badejo Especial ao molho de camarão ROSA e lagosta, risoto de camarão, moqueca de banana, arroz branco e pirão.

Pra finalizar não deixe de pedir a torta de côco, especialidade da casa. É na medida do espaço vazio que vai sobrar no seu estômago. Não dá pra comer pouco. Este prato não é muito barato, mas vale. Pode pedir metade e dá pra três pessoas com sobra.


Cantinho do Curuca
End.: Av. Santana, nº 96, Meaípe - Guarapari/ES
Tel.: 27 3272-2000
Site: http://www.cantinhodocuruca.com/#0
____________________________________________________________________

RECEITA DE MOQUECA CAPIXABA

Ingredientes:
600g de peixe (sugestão: badejo ou robalo)
100g de cebola (em cubinhos)
100g de tomate (em cubinhos)
02 colheres (sopa) de suco de limão
02 colheres (sopa) de óleo
02 colheres (sopa) de azeite
sal, colorau, pimenta e coentro a gosto

Modo de Preparo:
Utilizando uma panela de barro, coloque:
Óleo, cebola, tomate, e colorau. Espere tomar consistência. Em seguida ponha as postas de peixe, mas não é necessário acrescentar água. Tempere com sal, azeite e suco de limão. Deixe ferver por 15 minutos. Coloque o coentro e está pronta!
Obs.: Se achar que a moqueca está com pouco molho ou grudando no fundo da panela, acrescente um pouco de água durante o cozimento.
O camarão pode ser acrescentado um pouco antes do peixe.
Para moqueca de banana siga o mesmo procedimento, mas ao invés de peixe, acrescente a banana da terra sem casca e pré-cozida.

Um comentário:

  1. Este restaurante é realmente muito bom. Tem até uma matéria sobre eles no jornal A Gazeta desta semana.
    Parabéns!!

    ResponderExcluir

Obrigada por participar!!